Skip to content

Guerra Junqueiro, A Homenagem

2011/10/06

No passado dia 01 de Outubro, a Fundação A LORD, em colaboração com a Escola das Artes da Universidade Católica do Porto (UCP) e no âmbito do projecto Revisitar / Descobrir Guerra Junqueiro e do programa das Comemorações do Centenário da República, prestou homenagem ao escritor Guerra Junqueiro.

O programa constou do lançamento do livro Fiel/Na Feira da Ladra (História de um Piano), de uma conferência subordinada ao tema Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro, da abertura da exposição Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro e de algumas intervenções musicais.

Na abertura do programa, o Orfeão da Fundação interpretou dois poemas de Guerra Junqueiro, A Moleirinha e À Mocidade das Escolas.
De seguida, o Presidente da Fundação A LORD, Dr. Francisco Leal, saudou os ilustres convidados, Prof. Doutor Daniel Serrão e Prof. Doutor Henrique Manuel S. Pereira, e fez uma breve apresentação da Instituição a que preside; o Professor Henrique Manuel S. Pereira apontou o brilhante percurso académico do Professor Daniel Serrão e agradeceu-lhe a disponibilidade para a apresentação do livro Fiel/Na Feira da Ladra (História de um Piano). Por sua vez, o Professor Daniel Serrão apresentou, com o ar de sua graça, o Professor Henrique Manuel S. Pereira, enaltecendo todo o seu trabalho e, em particular, o de investigação sobre Guerra Junqueiro, afirmando-o como o autor com maior e mais profundo conhecimento sobre este poeta português. Desta forma, fez a ponte para o lançamento do livro duplo, Fiel/Na Feira da Ladra (História de um Piano), que tem a coordenação e direcção científica do Professor Henrique Manuel S. Pereira e é editado pela Fundação A LORD/Escola das Artes da (UCP.Porto).

O programa continuou com o Professor Henrique Manuel S. Pereira a orientar a atenção do público para a vida do homenageado, fazendo referências cronológicas à sua actuação como escritor, coleccionador, político, jornalista e agricultor, e mencionou, ainda, a sua faceta (não) religiosa. Nesta sua intervenção, salientou as características mais notáveis do poeta e a sua interveniência na sociedade portuguesa. Para além de outras curiosidades partilhadas com o público com grande entusiasmo, deu a conhecer a sua poesia, renovadora do verso português por transmitir ideias através de símbolos, palavras e imagens vivas e criadora do clima de revolução que conduziu à Implantação da República.

Por fim, a pianista Joana Moreira e a soprano Joana Cristela interpretaram Regresso ao Lar.

À saída do Auditório, o público, que se mostrou muito atento e interessado, foi surpreendido pela interpretação de Morena a cargo do Orfeão da Fundação e visitou a exposição, que estará aberta ao público até 10 de Novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 e da qual fazem parte manuscritos, primeiras edições de alguns livros do autor, selos, medalhas, bustos e quadros.


O dia 01 de Outubro foi mais um marco na vida cultural de Lordelo (Paredes), graças à profícua colaboração da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto com a Fundação A LORD.

As fotos foram gentilmente cedidas por Bruno Nacarato (brunonacarato@gmail.com), a quem a Fundação A LORD agradece.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: